domingo, 12 de julho de 2015

Gordices magras

Quem não gosta de um pãozinho que atire a primeira pedra! Mas como nem tudo que é gostoso presta, eu não vou me arriscar a comer um pãozinho francês delicioso, branquinho, molinho, quentinho (hahahahahahahaha...).

Após 30 dias da cirurgia, já estou apta para comer alimentos sólidos, ou seja, quase tudo, porém com disciplina. Até porque só aguento, no máximo, 4 garfadas de qualquer alimento. Então, para manter a vida saudável, procurei algumas receitas que poderiam substituir alguns alimentos que são indispensáveis à mesa de qualquer família brasileira. Devo também dar créditos à minha equipe de nutricionistas que sempre indica variações para que eu não enjoe dos pratos (o que é extremamente comum).

Então, como primeiro experimento, escolhi o pão de microondas. Eu que nunca fui de cozinhar, estou me tornando uma boa aprendiz. Ao menos eu sei que consigo seguir uma receita e fazer modificações que ficam gostosas. Mas confesso que essa receita é tão fácil que não tem como a pessoa errar. 

Vejam a foto do meu pãozinho. Apesar do nome do pão ser de microondas, eu li que pode fazer no forno, na frigideira, na chapa... fiz o meu na chapa (estilo panqueca) e achei uma delícia! Coloquei pimenta do reino, orégano, um pouco de erva de provence e alecrim para temperar a massa. No recheio usei requeijão light, um pedaço de queijo coalho (meu preferido) na chapa e salada. E pasmem, levei 10 minutos, no máximo, para preparar. Então não tem desculpa para não fazer todo dia de manhã.





Deixando de enrolar, abaixo seguem os ingredientes e o passo-a-passo que tirei do blog da Mimis


PÃO DE MICROONDAS:

INGREDIENTES:
  • 1 ovo (pode ser apenas a clara)
  • 1 col sopa de farelo de aveia (pode trocar por outra farinha)
  • 1 col sopa  de iogurte desnatado OU 1 col sopa de água
  • 1 col café de fermento em pó (de bolo)
  • Pode adicionar ervas secas ou sementes.

MODO DE PREPARO:

Junte todos os ingrediente e misture bem com um garfo ou mixer. Coloque em uma pequena travessa de não é preciso untar (eu uso uma de cerâmica). Leve ao microondas na potência alta por cerca de 2 minutos e 20 segundos. Depois de pronto, eu corto ao meio e douro na frigideira quente ou grill, Ele fica bem fininho e às vezes é difícil cortar.



DICAS PARA APRIMORAR A RECEITA:
  • É preciso apenas retirar a pele da gema e bater bastante a massa, então uso o mixer para isso.
  •  A galera já adicionou sementes como a chia, já fez sem glúten utilizando farinha de coco ou quinoa, e até preparou a versão doce, adicionando canela e frutas. Ah! Também já me disseram que dá pra fazer no fogo convencional, fritando como uma omelete. E no forno, ele demora mais, mas também dá certo!
  •  O tempo de preparo do microondas pode mudar dependendo do seu aparelho. Então se você perceber que ele ficou mole embaixo deixe mais uns segundos. Se ficou duro e seco é porque passou. Vale fazer umas tentativas até achar a sua receita ideal.
  • E olha só! A base dele é ovo, por isso ele é super proteico, e como vai pouca farinha, não tem como ele ficar igual ao pão normal, ok? Ele fica com uma carinha de pãomelete  rsss. Mas se até eu que não curto ovo tô amando, você também vai amar! 
  • A receita é fácil e repito aqui. O pão tem 110 calorias se usado com esses ingredientes.



Depois me contem como ficou o de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário